Quando você pensa em reforma de casa, o que vem primeiro à sua cabeça? Para muita gente, o tema é sinônimo de perrengue, atrasos e gastos além dos planejados. Mas, para boa parte dos brasileiros, a reforma da casa é um sonho a ser realizado ainda em 2025.
Um a cada três brasileiros pretendem reformar a casa neste ano, segundo dados da Juntos Somos Mais, joint venture das empresas Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. Banheiro e quarto são os ambientes-alvo para a reforma, sendo mencionados por 32% e 31,4% dos entrevistados, respectivamente.
E como pagar por tudo isso? O estudo mostrou que o cartão de crédito é a estrela da reforma, e é o preferido tanto no parcelado como no pagamento à vista. O cartão é, sim, uma ferramenta para garantir aquele reparo planejado, principalmente se ele oferecer vantagens, mas ele não é o único. O Nubank, por exemplo, oferece soluções que podem dar um empurrãozinho na hora de realizar o sonho da reforma da casa. A seguir, conheça as principais delas.
1. Caixinha Turbo para organizar a reforma da casa desde cedo
Se você já está organizando o orçamento para reformar a casa, a Caixinha Turbo do Nubank pode ser a sua principal aliada. Com ela, o seu dinheiro cresce acima do CDI – taxa muito próxima à Selic, a taxa de juros oficial do país. Clientes Nubank têm acesso à Caixinha turbinada que rende 115% do CDI, ao movimentar a Conta do Nu. Clientes Nubank+ garantem 120% do CDI.
“Esse rendimento faz mesmo diferença para o meu dinheiro?". Faz sim, e a reforma da sua casa vai agradecer. Para você saber quanto vai ter ao guardar dinheiro na Caixinha Turbo, fizemos as contas neste conteúdo aqui.
2. Empréstimo consignado CLT para realizar o sonho com juros baixos
Muita gente acredita que é preciso evitar empréstimos a todo custo. Mas não é bem assim. Crédito é uma ferramenta poderosa para organizar a vida financeira, sair do aperto e realizar sonhos, como o da reforma da casa.
“Mas eu vou pagar juros!" – é por isso que essa contratação não deve ser feita sem objetivo concreto e sem planejamento. Antes de considerar um empréstimo, analise seu orçamento e garanta que ele está saudável para que o pagamento das parcelas não comprometa o seu custo de vida.
A escolha da modalidade também pode fazer toda a diferença: para antecipar sonhos, por exemplo, quanto menores os juros, melhor. É por isso que o empréstimo consignado CLT pode ser uma opção para a reforma da sua casa. Com ele, trabalhadores com carteira assinada podem contratar crédito com um dos menores juros do mercado, e o pagamento é automático – ele sai diretamente da folha de pagamento.
No Nubank, o Consignado CLT pode ser simulado e contratado de forma simples, diretamente pelo app. Ou seja, você consegue checar de forma transparente as condições de pagamento, como prazo e juros.
Empréstimo consignado, pessoal e outros: quando cada um vale a pena?
Se a dona Maria do edifício Harmonia tivesse contratado o Consignado CLT, ela não teria passado pelo o que passou no condomínio. Não sabe do que a gente está falando? Acompanhe a série (e as confusões) Edifício Harmonia nas redes sociais do Nubank.

3. Pix no crédito para dar conta dos imprevistos
Você planejou a reforma da sua casa, mas no meio do caminho algo saiu do controle. Quando o assunto é reforma, a certeza é de que o inesperado vai acontecer. É por isso que a recomendação é ter um valor extra para não ser pego de surpresa. Mas se o orçamento apertou, não se preocupe: o Pix no crédito do Nubank pode ajudar.
Com o Pix no crédito, você faz transações Pix com o seu cartão de crédito. O prestador de serviço recebe na hora, como se fosse um Pix tradicional, mas você paga só na data de vencimento da sua fatura. E no Nubank, essa transação pode ser parcelada em até 12 vezes. Antes de realizar a transferência, você pode simular as parcelas e taxas que serão cobradas. E, caso queira antecipar pagamentos, há um desconto proporcional nos juros.
4. Cartão Nubank com cashback para turbinar a reforma da casa
O cartão é a estrela da reforma da casa, como mostrou a pesquisa Construshoppers, da Juntos Somos Mais. Para ser um aliado, porém, é necessário alguns cuidados:
- Acompanhe a sua fatura atual e as futuras: sair parcelando sem checar o impacto nas faturas dos meses seguintes pode fazer você perder o controle;
- Evite parcelamentos longos: eles comprometem a sua renda futura e limitam a sua capacidade de compra no médio prazo;
- Estabeleça um limite mensal de gastos: o limite do seu cartão de crédito não faz parte do seu salário. Por isso, estabeleça um teto de gastos no cartão que permita que você pague a sua fatura integralmente todos os meses, sem aperto e sem comprometer gastos fixos e de qualidade de vida;
- Use um cartão com benefícios: para grandes objetivos, como uma reforma de casa, o ideal é escolher um cartão que te dê alguma vantagem que possa, por exemplo, reduzir o valor gasto.
Clientes Nubank+ têm direito a 0,5% de cashback em todas as compras feitas na função crédito do Cartão Nubank. Esse cashback pode virar milhas Smiles ou saldo na conta – dinheiro a mais para a reforma da casa. Com o dinheiro do cashback, você pode pagar parte da sua fatura, parte da mão de obra ou guardar em uma Caixinha Turbo para emergências, por exemplo.
5. Assistente de pagamentos para não perder prazos da obra
Boa parte dos brasileiros escolhe gerir a própria obra: esta é a realidade de 23,4% dos brasileiros entrevistados para o estudo Construshoppers. A solução gera economia de um lado, mas pode ser uma dor de cabeça do outro. Dependendo do tamanho da obra, gerir os boletos de material e mão de obra pode demandar tempo e o risco de algum ficar para trás é maior e tem consequências: além de ter que pagar multa e juros, você pode ficar sem o prestador de serviços.
Clientes do Nubank, contudo, não passam por esse aperto. É que eles contam com o Assistente de Pagamentos – um assistente virtual que ajuda a administrar as suas contas e manter os pagamentos em dia. Com ele, você organiza e automatiza os seus pagamentos – sejam eles via boleto, débito automático ou Pix. Você ainda pode criar lembretes para garantir que tudo esteja organizado.
Além disso, o Assistente de Pagamentos tem o Buscador de Boletos, uma solução que busca automaticamente os boletos que foram gerados no seu CPF. Dessa forma, você tem a tranquilidade de saber que as suas contas do mês estão em dia.
Você já passou por algum perrengue de obra? Como conseguiu sair dessa situação? Os membros da NuCommunity, a comunidade de clientes do Nubank, estão discutindo esse tema aqui. Se quiser saber algumas dessas histórias ou compartilhar a sua, vai lá na Comunidade – você pode encontrar a solução do seu perrengue.
Leia também
Reforma de apartamento alugado: o que diz a lei?
Comprar ou alugar um imóvel: o que vale a pena?
Empréstimo consignado: entenda tudo sobre a modalidade
Quanto custa ter energia solar em casa?
Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.




