Em uma era tão digital, o pagamento instantâneo é uma chave importante para uma vida mais ágil e simplificada. No Brasil, o Pix transformou esse conceito em realidade, permitindo que transferências e pagamentos sejam feitos em segundos, a qualquer dia e horário, usando apenas o celular.
Saiba o que é um pagamento instantâneo, como ele funciona e quais as vantagens.
O que são pagamentos instantâneos?
O que é um pagamento instantâneo?
O pagamento instantâneo é uma ferramenta que permite transferências e pagamentos em tempo real, eliminando os dias de espera dos métodos tradicionais, como boleto, cartões e TED, por exemplo. Ao invés de pagar um boleto e esperar até um dia útil para que seja compensado, o dinheiro cai na hora na conta do destinatário.
Além disso, com esse sistema não é necessário o uso das maquininhas de cartão e nem mesmo de caixas eletrônicos: tudo pode ser feito por meio de um app instalado no celular.
O pagamento instantâneo já é realidade em mais de 46 países ao redor do mundo, como China, Austrália, Alemanha e no Brasil, com a chegada do Pix.
Pix: o primeiro pagamento instantâneo do Brasil
Anunciado pelo Banco Central em 2019 e lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020, o Pix foi criado para modernizar os meios de pagamento no Brasil. Sua principal característica é permitir transferências de dinheiro e pagamentos em até 10 segundos, a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana.
Desde o início, o Pix foi incorporado por grandes bancos e fintechs, que deveriam, obrigatoriamente, oferecer essa tecnologia em seus aplicativos para chegar ao maior número de clientes possível. O intuito era cobrir uma lacuna existente nos métodos tradicionais, que são limitados por horários e dias úteis.
O Pix não só otimiza o tempo das transações, como também reduz custos operacionais para as instituições e possibilita mais competitividade no mercado. É um sistema que integra diversas funções, como o pagamento de contas, transferências entre pessoas e empresas, e recolhimento de impostos.
Quem é cliente do Nubank, por exemplo, pode usar todas as modalidades do Pix direto pelo aplicativo, como o Pix tradicional, no crédito por aproximação, agendado, automático, por mensagem e áudio, e mais.
Todas as funções estão disponíveis pelo app e você não paga nada a mais para fazer nem receber transferências.
Como funciona a Conta de Pagamentos Instantâneos (Conta PI)?
Quando se fala em Pix, a Conta Pagamentos Instantâneos, ou Conta PI, é essencial para o funcionamento da ferramenta – mas isso não tem nada a ver com a sua conta bancária ou de pagamentos. Apesar do nome, ela não é uma conta que faz parte do dia a dia das pessoas.
Trata-se de uma conta específica que as instituições financeiras precisam manter no Banco Central, que permite que elas participem diretamente do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).
Esta conta registra o saldo para liquidação instantânea das transações, garantindo que o dinheiro possa ser transferido entre contas de diferentes instituições em tempo real.
Basicamente, a Conta PI assegura que as liquidações das operações do Pix aconteçam de maneira eficiente. Isso significa que as instituições financeiras, como bancos, cooperativas de créditos e fintechs, precisam ter essa conta para operar no SPI. Ou seja, a Conta PI é uma conta para instituições e não para usuários finais.
Para que você possa usar o Pix, basta ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça o serviço, como a Conta do Nubank. Com ela, você fica livre de tarifas de manutenção, taxas escondidas e pode fazer quantas transações gratuitas quiser.
E a Conta do Nu não requer análise de crédito: todo mundo pode ser cliente Nu.
Quais são os benefícios dos pagamentos instantâneos?
Entre os benefícios da opção estão:
- Disponibilidade: é possível fazer pagamentos a qualquer hora do dia (mesmo fora do horário bancário), qualquer dia da semana (incluindo fins de semana e feriados) e ter o valor compensado no mesmo instante, sem precisar esperar - como é o caso de TEDs, DOCs e boletos, por exemplo;
- Fácil acesso: Não há a necessidade de carregar dinheiro físico por aí, nem mesmo o cartão e cheque, é necessário somente ter um celular. Para efetuar o pagamento, basta ler um QR Code com a câmera do smartphone
eou informar dados do recebedor pelo aplicativo; - Rapidez: as transferências podem ser realizadas de maneira imediata, e o dinheiro cai em tempo real;
- Custo: pagamentos instantâneos são, tipicamente, gratuitos ou de baixo custo. No caso do Pix, pessoas físicas não pagam nada para usar e pessoas jurídicas devem ter um custo, mas bem menor do que outras opções;
- Controle: Para as empresas que usam o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos são simplificados, já que tudo é registrado de forma digital;
- Tecnologia simples: O usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresenta um QR Code, que pode ser lido por qualquer tipo de smartphone - não é necessário ter a maquininha de cartão.
O surgimento do pagamento instantâneo é um marco para a economia mundial e a criação do Pix simboliza, para o Brasil, essa evolução em termos de eficiência e segurança das transações.
Leia também:
Como pagar com Pix? Saiba todas as possibilidades de usar o meio de pagamento
Vai ter Pix internacional: tudo sobre o sistema de pagamentos globais
Pix no Crédito: tudo o que você precisa saberEste conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.




